#2 Blogmas: As tradições
Vamos lá para este segundo dia de Blogmas, e desta vez trago as tradições comigo!
Eu acho que todas as famílias cumprem alguma tradição, seja um tradição tradicional (isto soou muito repetitivo, mas pronto) ou a sua própria tradição. Há tradições em vários campos, por exemplo, na alimentação! Eis as mais comuns:
- No Natal, nomeadamente na véspera de Natal, o jantar é quase sempre batatas com bacalhau e grelos (algo que me ultrapassa), e para quem não gosta costuma fazer-se pescada (o meu caso, se bem que eu preferia nem comer nada).
- No dia de Natal propriamente dito, pega-se no jantar da véspera e faz-se o farrapo velho.
- Rabanadas! Estas são como as castanhas no S. Martinho, toda a gente as adora e toda as come, é como se fosse um dos sinónimos ou das palavras da família de Natal.
- Bolo-rei. Não importa se é o tradicional, se é outro qualquer que inventaram mais recentemente, desde que seja bolo-rei, entra nas tradições.
Além do campo da alimentação, temos o das trocas de prendas. Muita gente não abre as prendas no mesmo dia, podem-se abrir nas seguintes datas:
- 24 de dezembro (o meu caso)
- 25 de dezembro, pela manhã
- 6 de janeiro
E devem estar a perguntar-se o porquê de eu introduzir o 6 de janeiro, o dia dos 3 Reis Magos, e eu passo a explicar. Eu tenho um amigo meu que a mãe é espanhola e o pai é português, e ele só abre as prendas dia 6 de janeiro. Eu sei que estamos em Portugal e não em Espanha, mas também sei que ele não é o único caso, por isso considero esta data também uma tradição.
Outro campo que posso referir é o dos presentes, todos os anos nos dão aqueles "clássicos" dos presentes, e com isto refiro-me a:
- Dinheiro. Quando crescemos deixam de nos dar brinquedos, e como não sabem que nos oferecer, ficam-se por uma notinhas.
- Roupa. Todos os anos nos dão roupa, não importa se são calças, camisolas, casacos ou qualquer outro tipo de vestuário.
- Acessórios. Muitas vezes um colarinho ali, uma pulseirita aqui, ainda nos calham nos sapatinho.
- Chocolates. Sejam Lindor, Ferrero Rocher, Merci, Raffaello, Mon Cherrie ou até mesmo da Milka, todas os anos é o mesmo, há sempre aqueles que nos dão caixinhas de bombons ou chocolatinhos.
- Livros. Ai como eu detesto isto! Todos os anos eu recebo pelo menos uns 2 ou 3, toda a gente me quer por a ler. Muita gente fica contente e desata a correr para lê-lo, os outros (tipo eu), quando pensam e vêm o embrulho em forma de caixa pensam que pode ser outro tipo de coisas, mas quando abrem o embrulho deparam-se com um calhamaço de folhas e o sorriso fica logo desfeito e dá lugar a uma cara de deceção.
Eu acho que estas são as principais tradições tradicionais. Eu não falei das tradições familiares porque cada família acaba por ter a sua, mas se quiserem falar sobre as vossas digam no comentários, talvez tenhamos algumas em comum!