Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lost in a Cloud

Be simple. Be original. Be yourself.

Lost in a Cloud

Be simple. Be original. Be yourself.

#2 Blogmas: As tradições

Vamos lá para este segundo dia de Blogmas, e desta vez trago as tradições comigo!

 

Eu acho que todas as famílias cumprem alguma tradição, seja um tradição tradicional (isto soou muito repetitivo, mas pronto) ou a sua própria tradição. Há tradições em vários campos, por exemplo, na alimentação! Eis as mais comuns:

  • No Natal, nomeadamente na véspera de Natal, o jantar é quase sempre batatas com bacalhau e grelos (algo que me ultrapassa), e para quem não gosta costuma fazer-se pescada (o meu caso, se bem que eu preferia nem comer nada).

 

  • No dia de Natal propriamente dito, pega-se no jantar da véspera e faz-se o farrapo velho.

 

  • Rabanadas! Estas são como as castanhas no S. Martinho, toda a gente as adora e toda as come, é como se fosse um dos sinónimos ou das palavras da família de Natal.

 

  • Bolo-rei. Não importa se é o tradicional, se é outro qualquer que inventaram mais recentemente, desde que seja bolo-rei, entra nas tradições.

 

Além do campo da alimentação, temos o das trocas de prendas. Muita gente não abre as prendas no mesmo dia, podem-se abrir nas seguintes datas:

  • 24 de dezembro (o meu caso)

 

  • 25 de dezembro, pela manhã

 

  • 6 de janeiro

 

E devem estar a perguntar-se o porquê de eu introduzir o 6 de janeiro, o dia dos 3 Reis Magos, e eu passo a explicar. Eu tenho um amigo meu que a mãe é espanhola e o pai é português, e ele só abre as prendas dia 6 de janeiro. Eu sei que estamos em Portugal e não em Espanha, mas também sei que ele não é o único caso, por isso considero esta data também uma tradição.

Outro campo que posso referir é o dos presentes, todos os anos nos dão aqueles "clássicos" dos presentes, e com isto refiro-me a:

  • Dinheiro. Quando crescemos deixam de nos dar brinquedos, e como não sabem que nos oferecer, ficam-se por uma notinhas.

 

  • Roupa. Todos os anos nos dão roupa, não importa se são calças, camisolas, casacos ou qualquer outro tipo de vestuário.

 

  • Acessórios. Muitas vezes um colarinho ali, uma pulseirita aqui, ainda nos calham nos sapatinho.

 

  • Chocolates. Sejam Lindor, Ferrero Rocher, Merci, Raffaello, Mon Cherrie ou até mesmo da Milka, todas os anos é o mesmo, há sempre aqueles que nos dão caixinhas de bombons ou chocolatinhos.

 

  • Livros. Ai como eu detesto isto! Todos os anos eu recebo pelo menos uns 2 ou 3, toda a gente me quer por a ler. Muita gente fica contente e desata a correr para lê-lo, os outros (tipo eu), quando pensam e vêm o embrulho em forma de caixa pensam que pode ser outro tipo de coisas, mas quando abrem o embrulho deparam-se com um calhamaço de folhas e o sorriso fica logo desfeito e dá lugar a uma cara de deceção.

 

Eu acho que estas são as principais tradições tradicionais. Eu não falei das tradições familiares porque cada família acaba por ter a sua, mas se quiserem falar sobre as vossas digam no comentários, talvez tenhamos algumas em comum! 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Bella 03.12.2015

    Wow, deve ser uma espera dolorosa, não?
    Pois, não sei o que é que toda a gente tem com isso, mas pronto!
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Quem está deste lado?

    Uma adolescente com os seus consistentes 15 anos que sobrevive às adversidades do dia a dia, acompanhada do seu blog, onde conta as suas peripécias e aventuras.

    Estudante de secundário durante o dia, blogger durante a noite. Uma apaixonada pela escrita de todo o tamanho. Pensadora nata. Eterna sonhadora.

    Para muitos um livro aberto, para outros um mistério por resolver.

    Intrigado? Fica por estes lados e talvez desvendes o mistério.

    Apresentação Visual

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D