Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Lost in a Cloud

Be simple. Be original. Be yourself.

Lost in a Cloud

Be simple. Be original. Be yourself.

Jornalismo sério passou a ser jornalismo sensionalista?

Desde que ocorreu o incêndio de Pedrógão que tenho tirado as minhas conclusões acerca do jornalismo "sério" do nosso país. Nunca disse nada, porque criticar o facto de passarem a vida enfiados a filmar as mesmas imagens dos mesmos incêndios seria ridículo, afinal estão a dar as mesmas notícias de sempre e a mostrar o fogo a devorar as aldeias e as florestas, repetindo o mesmo processo quinhentas mil vezes, dando até vontade de desligar a televisão e não a ligar mais.

Mas hoje, eu não vou criticar o jornalismo massacrante dos incêndios, vou respeitar os lutos de cada um e as sensibilidades, até porque, não tenho uma prova evidente que fundamente a 100% a minha opinião acerca da insistência nos mesmos assuntos de que todos temos conhecimento. Hoje venho falar da queda do Carvalho na Madeira.

Os jornalistas têm-me deixado com vontade de ir à Faculdade que frequentaram e perguntar se o que eles fazem é jornalismo na sua forma mais séria (tal como tem que ser), ou se foi aquilo que foram ensinados a fazer.

Ontem estava a ver o noticiário durante o almoço (não me lembro qual era, mas como agora todos passam as mesmas notícias, podem pensar em qualquer um) e tirou-me do sério.

Começando pelo ponto de partida em que todos atiram pedras e paus ao Governo Regional da Madeira. Minha gente, eles fizeram as verificações aos plátanos e tanto quanto ouvi, diziam que o carvalho também tinha um caule forte, de qualquer forma, para não dizer algo de errado, ignorem a parte do carvalho. Que eu saiba um plátano não vira um carvalho assim que cai.

Agora, aquilo que me faz rir para não chorar e camuflar a minha vontade de espancar alguém, é mesmo os rodapés que me irritam profundamente.

Quando o Presidente da Camâra do Funchal falou acerca do assunto, disse que apesar do carvalho ser propriedade da igreja, a Câmara estava encarregue da manutenção do mesmo, e que como tal, assumiriam a responsabilidade.

O que é que o jornalista escreve? Que o Presidente declarou que o carvalho era propriedade da igreja. Ele disse isso, mas e o resto? Aquilo que realmente interessa? Às vezes penso que até procuram a discórdia e a confusão.

Enfim, parece que o jornalismo sensionalista passou a ser o jornalismo sério. Do Correio da Manhã até todos os outros. É triste.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Quem está deste lado?

Uma adolescente com os seus consistentes 15 anos que sobrevive às adversidades do dia a dia, acompanhada do seu blog, onde conta as suas peripécias e aventuras.

Estudante de secundário durante o dia, blogger durante a noite. Uma apaixonada pela escrita de todo o tamanho. Pensadora nata. Eterna sonhadora.

Para muitos um livro aberto, para outros um mistério por resolver.

Intrigado? Fica por estes lados e talvez desvendes o mistério.

Apresentação Visual

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D